Deltarune Chapter 2 - Review

Excelente dia pra tu que tá lendo um blog do blogspot em pleno 2021!

 Eu criei esse site usando uma puta ferramenta antiga que normalmente só é usada hoje em dia pra poder compartilhar download pirata pra deixar e arquivar algumas análises que gosto de fazer de vez em outra. A intenção é deixar esse site no conhecimento de só alguns colegas meus, mas se você é um completo estranho e coincidentemente pesquisou o nome desse blog de alguma forma, então bem vindo?????????

 Com esse blog, posso ser bem mais aberto a certos pontos que quero mencionar em jogos sem as limitações do bendito do Facebook que bota limite de caracteres. Eu sei que Facebook não é lugar pra análise complexa e etc, mas qualé, não vai ser o Face que vai atrapalhar minha motivação pra escrever naquela hora, não é?

 Eu já tinha comentado e feito uma análise sobre esse capítulo do Deltarune lá no meu Facebook (que eu não pretendo deixar aqui, seu stalkerzinho...), porem pelos motivos que eu tinha dito agorinha, eu consigo comentar muito mais sobre ele aqui já que blog te dá mais liberdade pra essas coisas. Então sem mais delongas, eis aqui uma análise bem mais longa do que a minha do Face sobre Runa Delta Capítulo 2.


 Se sabe qual é o problema de introduzir jogos assim? Exato, eles não precisam. Se você conhece o Toby Fox e seu outro trabalho como Undertale, então você sabe bem que tipo de patamar de jogo ele vai lançar pra gente. Undertale teve sua em 2015 por abusar de personagens carismaticos, músicas e conceitos não tão utilizados em RPGs daquele momento, que no caso é o poder da sua escolha de como prosseguir naquele mundo subterráneo. Será você uma criança cujo o único objetivo é sair dali? Será você uma criança cujo libertará as criaturas que la habitam? Será você um serial killer cujo sangue e o desespero que você causa nas pessoas são as únicas motivações suas? Se você é uma pessoa normal, você claramente pode escolher a rota pacifista ou neutra, já que Toby conseguiu criar personagens tão bons que você fica até com dó de matar aquele punhado de pixels gente fina, porém Toby Fox consegue criar um enredo tão interessante nessa rota genocida que ele te faz libertar aquele seu lado curioso. Você pode sim sentir remorso em fazer tamanha rota violenta por causa do seu apego a tais personagens, mas o que vai acontecendo e o quão amedrontador e pesado as coisas vão ficando é o que deixa essa rota extremamente interessante de se jogar. O jogo também era cheio de detalhes pequenos que você percebe devido a ações que você cometeu em certo ponto, tipo variações de dialogo no final da rota neutra do jogo.

 Então anos depois, Deltarune é anunciado, dando parecer que seria um jogo muito mais ambicioso que Undertale já de cara. Se passando em um universo diferente e com (talvez) regras diferentes, porém com os mesmos personagens que todo mundo ama. É altamente recomendado você jogar Undertale primeiro e depois Deltarune, já que você não vai sentir aquele impacto de ver aquele personagem querido novamente sem você ter jogado seu antecessor.

 O primeiro capítulo foi um estouro e todo mundo amou, porém não foi tão UAU como pareceu ser. Os cenários se repetiam,eram um pouco vazios e os personagens não se desenvolveram tanto naquele primeiro capítulo...ele pode ter deixado de desejar uma coisa e outra, porém ainda sim foi um bom capítulo. 

 Mas então, três anos depois do lançamento do primeiro, o capítulo dois é anunciado, e MEU QUERIDO, minhas expectativas foram lançadas pelo céus e foram ATÉ SUPERADAS! O SEGUNDO CAPÍTULO FOI UMA MASTERPIECE PURA!

  

 Os personagens ficaram melhores, os cenários são muito mais belos de se explorar, humor de fazer qualquer um capotar o corsa e PORRA EU ADOREI ESSE CAPITULO

 Vamos por partes, sim? Com a chegada do segundo capítulo, o universo do jogo deu uma PUTA expandida, dando desenvolvimento muito maior a certos personagens e nos deixando mais a par da situação da história do jogo. O primeiro capítulo dava uma impressão dele não estar sabendo bem que rumo ele tomaria, porém o segundo capítulo começa a definir estes pilares e te manda um puta plot twist no final pra você REAL saber com o que se vai lidar.

 Quero começar comentando em algo que eu gostei muito (eu gostei muito de tudo tbh mas eu gostei muito muito mais desse) que é a expansão que o universo teve. Personagens como a Susie, por exemplo (O barney rosa da imagem acima) , possuem MUITO mais personalidade nesse capítulo e outros personagens como a Noelle e o Berdly recebem muito mais atenção e foco também. A Susie deixa de ser só uma adolescente que faz Bully pra uma adolescente que faz Bully só que LEGAL. O mundo do jogo fica muito mais vivo e algo que complementa muito bem isso é algo que eu mencionei na parte do Undertale, que são as escolhas que você faz.

 Quando eu fui jogar este capítulo, eu notei que algumas coisas que eu fiz no primeiro capítulo afetaram eventos no segundo capítulo, por exemplo a relação entre a Noelle e a Susie. Você tem a escolha de conversar um pouco com a Noelle no fim do primeiro capítulo e em algum momento ela pergunta o que você acha da Susie. Dependendo da sua resposta, isso dá coragem a ela pra ir falar com a Susie no dia seguinte e até dar um presente pra ela na hora! Caso você decida não mencionar nada, a Noelle vai ficar mais reservada quanto a Susie. Detalhes assim, como mencionado, tornam o mundo do jogo muito mais vivo e me deixa extremamente curioso de quantas possibilidades de caminhos e eventos que cada jogador pode ter escolhendo o que fazer nestas pequenas situações. Será que a Susie e a Noelle vão ter alguma amizade estável e até algo a mais dependendo do que você como um possível conselheiro amoroso dizer? poggers pra krl ngl

Inclusive posso dizer depois de jogar ele que Susie best girl

 O Berdly aparece nesse capítulo também, e um personagem que só parecia um Nerd esnobe no primeiro capítulo agora é um...Nerd esnobe legal???? Eu vi pessoas dizendo que Berdly ainda era um personagem chatão mesmo após acabar o jogo. No meu caso, eu adoro o maluco por que aqui ele é um alívio cômico BOM! Alguém cujo teve a historia um pouco mais aprofundada porém mandava varias piadinhas ainda por cima, o que me faz querer mencionar meu outro ponto sobre o jogo:

 O humor desse capítulo me fez perder todos os lados.


Claro, você pode achar que a imagem acima foi um péssimo exemplo, porém Primeiro: Eu sou Boomer e vou rir de tudo

Segundo: Vários outros momentos pelo jogo inteiro são recheada de piadinha idiota e referencias a outras coisas como o Emoji da Twitch e Punch-Out. Eu inclusive te desafio passar esse capítulo inteiro sem rir uma vez, inclusive me lembra até um pouco das partes cômicas dos antigos Final Fantasy, onde eles aproveitavam da falta de suavidade nos sprites já que naquela época era SNES pra criar umas cenas de cair o cu da bunda. O dialogo é estupendo, principalmente das partes da Rainha e do Berdly, que recheiam esse jogo de momento foda de engraçado.

Eu gosto de imaginar que vão haver vários desses momentos nos capítulos futuros. Se de alguma forma a equipe do Toby tiver criatividade o bastante pra se manterem nesse ritmo durante os próximos cinco capítulos, então eu poderei considerar esse o melhor RPG que joguei na minha vida.

Undertale é conhecido por ter vários tipos de interações com os inimigos, mas não se comparada nada com o que Deltarune traz pra mesa. Caso você escolha usar o ACT na sua jogatina, você vai ter tudo quanto é tipo de interação maluca e doida, são super criativas e contribuem super bem pro humor já idiota do jogo! Realmente espero ver mais interações nesse nível no jogo completo!

Como um RPG, sua Gameplay também precisa ser boa. Deltarune nos mostra algumas mecânicas novas, como uma barra de misericordia ao lado da barra de vida dos seus adversários. As vezes as ações no seu ACT podem encher tantos % na barra de misericordia do adversário, seus amigos em certa parte também aprendem a agir nos próprios turnos deles! Isso torna o ACT e a rota pacifista muito mais desafiador, visto que você precisa fazer tal coisa várias vezes pra você aí sim poupar seu inimígo. Você agora também possui uma "cidade própria" junto do castelo do Ralsei onde você tem um Lojista fixo que te vende itens e te conta sobre as tais Shadow Crystals, que são cristais que você vai adquirir ao derrotar chefes secretos. Você também pode achar uma padaria que pode fusionar itens pra você como armaduras e itens de cura melhores! Por que uma padaria? Não me pergunte. Agora também há um Dojo, com desafíos como não levar dano ou enfrentar várias rodadas de inimigos de uma vez para você conseguir recompensas! Eu adorei a introdução que o segundo capítulo deu a elas e espero ver ainda mais algumas novidades no terceiro.


                                                                  Eu depois de ganhar uma luta contra rádios humanoides após fazer a dança do desenho do Snoopy

 Eu estou literal dançando enquanto escrevo isso...falando em dança, vocês também ficaram todo no pique quando ouviram a musica tema do Spamton? As trilhas sonoras do Toby Fox nunca decepcionam. TODAS, E EU DIGO, TODAS as músicas desse capítulo são BOAS. A do Spamton é foda e é minha favorita, a música contra o Berdly é sensacional também, a música contra a Rainha também é foda, Tim Maia também é foda, todas as músicas que o Gio Ck escuta também é foda, vocês entenderam...Todas combinam super bem pra cada situação dada durante o jogo e algumas são ótimas pra você deixar na sua pasta de .mp3 aí no seu telefone. Eu só queria mesmo é que o jogo tivesse mais músicas que usassem o soundfont do SNES. Não que eu ache que as músicas deviam usar instrumentos físicos, de jeito nenhum! As trilhas sonoras uma hora são 8-bit, outras 16-bits, outras são alguma espécie de orquestra, outras são Remix que DJs fazem, é muito variada a trilha sonora e eu aprecio muito isso, é que eu pago pras musicas do SNES mesmo lmao (não tanto quanto as do Mega Drive tho)

 

Essa música em específico eu gosto bastante por que além de usar Soundfont do SNES, também conseguiu me deixar bem preso durante a cena na qual toca. Esse pianinho conseguiu me convencer bem em ficar preocupado na hora.


  Essa música mistura a música tema do Berdly e agita ela a níveis acima de oito mil. Eu gosto demais do "tumtumturutumtumturutumtumturutumtum" de fundo.


 E essa por que lembra Earthbound mesmo, só isso. Zoeira, ela é foda também. E também usa Soundfont de SNES.

É sério o que eu vou dizer, jogue esse jogo com fones de ouvido, você não vai se arrepender de ouvir tamanhas obras primas que deixam qualquer ouvido abençoado de tão épica que são.

Talvez, só TALVEEEEEZ, você seja aquele tipo de pessoa que só se importa com os gráficos e deve sofrer um ataque cardíaco se ver um jogo de Atari, então os gráficos pixelados do Deltarune possam não te agradar, mas então eu te respondo: Você e essa forma de pensar não existem mais. Gráficos pixelados e 2D voltaram a receber espaço no mercado de games faz muito tempo e as empresas que decidem utilizar desse estilo aproveitam ela mui' bem! Deltarune é uma clara evolução de Undertale em questão a Gráficos, deixando os cenários e os Personagens com muito mais profundidade e bem mais coloridos, com sombreamento e eticetera que um artista saberia explicar melhor, não somente isso como o capítulo 2 em destaque é cheio de sprites novos e frames bem suaves que, como mencionado várias vezes a esse ponto, deixam o mundo do jogo super vivo! De uma chance a esses quadrados charmosos que o jogo esfrega na sua cara, talvez você passe a gostar deles depois?

Agora eis um tópico que todo o RPG precisa lembrar: Todo o RPG que se preze precisa de uma boa história, se não a parte Role-Playing no RPG vai pro saco. Como ela tá aqui? Bem interessante!

Essa parte pode ter um pouco de spoiler, eu vou marcar ela com uma linha para que você pule caso queira, eis seu aviso!!!!!!

Até então, seu objetivo no jogo é fechar todas as fontes para evitar que calamidades surjam perante o mundo no qual seus amigos habitam e seu time como os Lightners a.k.a Delta Warriors são os únicos capazes de fazerem tal feito. Você sendo o Lider Humano, seu amigo Monstro com a machadola e seu mago e carinhoso Princípe das Sombras, vocês devem desbravar os diferentes Dark Worlds existentes pela sua cidade natal e acabar com cada fonte existente nelas, independente dos seus métodos. Irá você se aliar com os Darkners do mundo para atingir sua fonte ou você vai abrir caminho até lá com as poderosas magias e ataques do seu grupo? Caso falhem, uma calamidade enorme atingirá o mundo, trazendo TITANS originando-se das Fontes (Que coincidentemente me lembra os WEAPONS do Final Fantasy 7), transformando todos os Darkners em estátuas de pedra e condenando os Lightners a enfrentarem os TITANS eternamente pelo resto de todas as suas vidas...

 A história gerou trocentas teorias na Fandom, alguns amigos meus por exemplo especulavam várias coisas diferentes. Alguns deles faziam sentido, outras eu ria pra caralho e algumas são muito sem sentido e ainda precisam de respostas pra se manterem firme, por isso faz sentido dizer o quanto esse capítulo expandiu na história. De acordo com Toby, ele já tem a história inteira pronta, só nos basta saber como ele vai transmitir elas na pratica durante os próximos capítulos. Ralsei, por exemplo, age de forma extremamente suspeita pra algumas pessoas que jogaram, eu mesmo só acho que ele está levando o trabalho dele de herói muito a sério mesmo! Qualé, eu só tô sendo pacifista por recomendação do Ralsei mesmo! Também existe a teoria de que a Rainha é a mãe do Lancer, quando na verdade não passa de um mal entendido e as pessoas confundiram o que era pra ser um dialogo com intenções cómicas e levaram a sério! Só vocês, viu.....tisco, tsc, tesco.

Depois de tudo isso que eu escrevi, vale a pena jogar? E você ainda pergunta seu cabaço? Lê o blog de novo!

Deltarune Chapter 2 é uma experiencia estupenda e merece totalmente algumas horas do seu dia. Você vai rir, vai ficar sem jeito com alguns momentos românticos, vai rir mais ainda, vai se divertir com os personagens, vai rir mais ainda, vai admirar a gameplay, vai rir mais um pouquinho, vai parar de rir quando o Ralsei contar sobre as fontes, vai voltar a rir por que ela vem acompanhada de um momento funny logo após e vai ficar alegre no final por que você jogou um puta jogo do caralho!

Clique aqui, baixe o jogo e seja uma pessoa totalmente nova com estes novo capítulo que lhe espera ser descoberto e desvendado por você mesmo!


        Vughpecushihonolevu komi from ma mind
Vughpecushihonolevu komi from ma mind

 




 

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

(ARCHIVE) Final Fantasy Sonic X - Análise/Historia + Detonado