Adventures with Anxiety - Recomendação

  A ideia que me surgiu pra escrever isso foi bem direto ao ponto: após o churras pelo qual eu marquei presença ontem, onde eu me encontrei com meus familiares de sempre, ouvi eles falando sobre balada, música, uns debates mais políticos e a origem sobre a vacina (que inclusive, você sabia que Vacina é uma palavra em latin que significa "DaVaca"? a origem da vacina é bem engraçada e curiosa, dê uma olhada se te interessar) e onde eu encontrei meu chefe pra qual eu vou estar trabalhando no próximo fim de semana no meu Buffet. Apesar de tudo parecer ter ocorrido super bem, as vezes nossa cabeça sempre está trabalhando de forma hiperativa, criando trocentos pensamentos e ideias que, as vezes, podem não ser verdade, podem ser verdade mas que estão distorcidas por algum outro fator que você não conhece ou coisa do tipo, então quando eu fui pra esse churras ontem, eu não pude evitar de pensar coisas como "O pessoal parece tão engajado no assunto deles e eu aqui que gostaria de opinar sobre não sei nada...eu não preciso nem saber, só ser um bom ouvinte, mas ainda sim, como eu vou manter uma conversa com somente uns "entendis" e "saqueis" e "entendos"?". Geralmente essa é a ansiedade atacando, e acredite, muita gente sofre disso, mesmo que sua carinha linda e forçadamente otimista diga o contrário. 

  Então, enquanto eu jogava no computador pois eu tava sem sono algum, eu acabei encontrando alguns jogos de um criador chamado Nicky Case, que desenvolveu ótimos jogos sobre saúde mental, graves problemas como sair do armário e uns verdadeiros "tapas na cara" da verdade como um jogo que retrata jornais como mídias que só dão atenção a notícias terríveis como mortes de incontaveis pessoas diariamente ao invés de trazer notícias que realmente importam.

🐦 Seu banana do caralho! Esses são jornais policiais! obviamente que as noticías vão ser sobre a familia lá da zona leste que foi roubado por dois caras em uma moto que dispararam contra todos eles logo após terminarem o assalto pois os jornais manipulam e distorcem tanto a verdade da notícia que faz eles parecem pessoas que cometeram crimes contra a humanidade...e graças a esse comentário imbecil que eu fiz, a gente vai ser taxado de protetor de marginal quando na verdade a gente só quer conhecer o outro lado da história, mas agora a gente tá se vitimizando como uma pessoa arrogante que nem aquele livro "A arte sutil de ligar o foda-se" explica! PUTA MERDA MANOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO UH UH AH AH UH UH AH AH AH AH AH AH UH UH

  Eu não acho que cheguei a introduzir vocês a ele. Eu vou precisar de ajuda de quem realmente entende do assunto pra eu poder explicar essa LINDA MASTERPEÇA que é esse jogo, então eu chamei ele em pessoa: Minha ansiedade. Ela vai ser essencial pra explicar coisas que eu, meu conciente, minha pessoa, não seriam capazes de explicar. E sim, ele é uma calopsita, apesar do emoji não especificar.

Images - Adventures With Anxiety! - Indie DB

🐦 Eu sempre fui seu conciente, amigão! basicamente tudo que eu disser tecnicamente passam por uma análise mental na sua cabeça. O que lhe impede de estar adaptando exatamente o que eu penso nesse exato momento? E OUTRA, por que tu ta usando o exato mesmo conceito que o criador usou pros trabalhos didáticos dela? Tu não tem uma ideia diferente não? Vai sair copiando os outros mesmo? quer roubar banana agora? Minha bunda tá coçando, calma aí.

   Eu iria adorar ter uma banana mesmo, e quero explicar que estou fazendo o que, na visão dos outros, não passaria de um teatro, pois a ideia é realmente interessante. Sua ansiedade reencarnada em um lobo que age como anjo da guarda e que, no fim das contas, nunca te desejou mal e só quer seu próprio bem? Funcionou perfeitamente quando joguei e, na minha opinião, acrescentou aquela profundidade enorme que me fez ficar engajado no tema dele e TELEFONE POR FAVOR PARE DE APITAR.

  Esse é o tema que Adventures with Anxiety gira ao redor.

🐦 Lembra do brainstorm fudido que tu ficou tendo quando terminou o jogo? espero MEMO que tu ainda se lembre das ideias que tu teve antes de capotar que nem um bebê ontem, e faça isso bem, pois ninguem vai ler uma análise em texto gigante, ainda mais num site extinto como esse. Tu tem que deixar o negócio interessante bicho, tu só vai perder tempo escrevendo essa porrada quando tu poderia ter feito um vídeo e...flopar da mesma forma por que NINGUÉM CONHECE A GENTE AUHAUHAUHAUHAUAHAUHAUAHUAH

  Acredito que a solução seja mais simples do que pareça: leia quem quer, leia quem não quer. Eu acredito que quem quer que escolha ignorar essa porrada de texto e seguir com a vida não vai ter nada a perder, serião, tu pode assistir um vídeo que provavelmente analisa esse jogo de forma mais aprofundada que eu. Mas dar meu ponto de vista sobre o negócio é satisfatório que só e eu agradeçeria se tu fizesse companhia comigo nessa jornada que vai ser falando dessa história. Se tu não quiser, foda-se também.

🐦 Nossa, ser grosso assim com certeza é a resposta, isso só vai afastar o pessoal e criar uma má imagem da gente, além de que tu tá praticamente confessando que não sabe escrever nada de forma interessante e cativante, bateu a cabeça no coqueiro por acaso? isso vai afastar as pessoas que realmente querem uma análise construtiva.

  Talvez eu não saiba mesmo, e tá tudo bem. Com a sua ajuda, daqui a alguns bons anos, a qualidade aumente? É o que veremos. 

 Voltando ao assunto. história é a seguinte: você é um humano vivendo seu cotidiano, e junto de todas as suas atividades, um lobo que se diz seu guarda costas o protege e lhe influencia em todas as decisões possíveis. Esse lobo é a representação da ansiedade do humano, na qual ele quer se livrar a todo o custo, vendo que a única coisa que o lobo faz ao humano é encher o saco, machuca-lo e limitar as ações dele. Sua tarefa então como a Ansiedade é manter o humano longe de quaisquer perigos que o ameaçem usando trés tipos de medo diferentes:

  •   O primeiro é o medo físico. Relembre-o de que ele está sujeito a morrer a todo o momento, seja com um verdade ou desafio que alguém lhe fez e que tu se sente pressionado a fazer somente para que seus amigos não tenham a imagem de um bundão sem graça que não vive a vida ao maximo enquanto coloca sua própria vida em perigo.
  •  O segundo é o medo de não ser amado. Relembre-o de que o exterior das pessoas nunca representam o que elas realmente pensam. Sua presença pode ser terrível aos outros, toda a coisa que você fala pode ser extremamente cringe pros seus pais ou conhecidos ao redor, talvez eles estejam com você por dó? Você precisa de aprovação! Precisa mesmo? E aquele vídeo de ajuda sobre o poder do silêncio que você viu aquele dia diz o contrário, mas ser um bom ouvinte talvez não seja o bastante? Ah, e você ainda esconde seu verdadeiro eu com medo de todos ao redor te julgarem? ISSO É PERIGOSO SABIA HUMANO
  • O terceiro e último é o medo de ser uma má pessoa. Relembre-o de que ele está sendo julgado pelos outros a todo o momento. Você compartilhou o video de um gato bebendo leite? ELE NÃO PODE, FAZ MAL PRO BICHANO. Como é que é? seu pai te acha uma vergonha pois você não sabe pregar um martelo na parede mesmo sendo um adulto já e ele insiste em dizer que você PRECISA ter a mentalidade de aprendizado mas, mesmo você se esforçando, ele te preciosa pra aprender essas coisas rapidamente que tu começa a odiar um velho e se sentir uma pessoa quebrada que cresceu errado? Agora você tá se vitimizando e isso é extremamente arrogante para as outras pessoas, quem gosta de alguém arrogante? tu vai se fuder naquele trabalho que OUTRA PESSOA conseguiu por você e que você nem foi capaz de conseguir por que, de novo, você acha que é quebrado e não consegue nada, mas aqueles vídeos motivacionais dizem o contrário e...AAAAAAAAAAAAAA

🐦 Caralho? eu não tenho créditos não? Tu escreveu basicamente o que eu escreveria.

  Você não está errado, obrigado de novo, Ansiedade. O pior é que eu nem sei se eu estou fazendo essa ideia de "Ansiedade sendo uma parte separada" direito. Talvez seus diálogos sejam invenções do meu sub consciente que estão tentando romantizar um problema tão sério assim e eu devo ser um extremo babaca por isso.

🐦 O que diacho eu escrevo aqui? ALERTA VERMELHO A CABEÇA DO ESCRITOR ENTROU EM BRANCO MESMO ELE SENDO UM ENFP CUJO A CRIATIVIDADE É SEU FORTE, TODOS PARA A SALA DO PÂNICO SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO 

  Isso...realmente me fez pensar sobre. Eu não pesquisei sobre pra realmente ver o público alvo. Claro, o tema pode deixar obvío: pessoas com ansiedade, mas eu acredito que o criador o fez com a intenção de que outras pessoas consigam sentir na pele como é ser alguem ansioso, o que na verdade é muito bom! Mostrar o problema pras outras pessoas e ainda com a proeza que consegue, sendo ela o fator humor, é marcante pra quem jogar, principalmente os ansiosos, mas ainda tem o...enfim, é difícil dizer e acho que só alguém que não sofre disso experimentando pra me dizer.

Screenshot image - Adventures With Anxiety! - Indie DB

   Eu tenho a leve impressão de que isso responde algo, não sei o que, mas responde algo.

   Voltando: usando estes três medos, é seu dever como ansiedade simplesmente...ser a ansiedade: confundir o humano. Algo que eu realmente gosto nesse jogo é a visão que ele dá da ansiedade: não como uma doença desenvolvida por um trauma que afetou a vida passada de alguém (o que é mencionado no jogo ainda então consequentemente é dito, mas enfim...) e que só existe pra ser um inferno cheio de paranoias pra pessoa. O jogo quer trazer uma moral: fazer você trabalhar em equipe com sua ansiedade, e por isso o jogo representa a ansiedade como um lobo domável que quer seu bem, pois no fim, com muito trabalho e esforço da parte do humano, isso é totalmente possível. Eu não sei se ainda superei isso, mas deve ser simplesmente incrível conseguir lidar com algo tão terrivel de forma tão..cômica.

  Falando nisso, o jogo é muitíssimo engraçado. Com o pilar do objetivo do jogo sendo uma clara referencia a Street Fighter, o fato dele ser apelado ao humor é muitíssimo bom pra que esse tema seja abrangido pra vários tipos de pessoa sem tornar o jogo algo extremamente dark e pesado. Que me lançe uma pedra quem não achou o lobo a coisa mais fofa do mundo. A decisão do criador de deixa-lo assim foi a melhor possível.

  Outro elemento que o jogo te indica seguir o torna uma experiencia tão profunda ao jogador que, quando ele segue isso e arisca, a experiência consegue REALMENTE mexer com seu coração. Infelizmente, ou felizmente, eu não acredito que esse jogo consiga ser experienciado por alguém sem ansiedade. Os diálogos podem acabar se tornando muito sem sentido pra quem não sofre com ele e pode até acabar perdido com certas decisões a se tomar.

🐦 Você tá se contradizendo? O jogo quer abrangir o máximo de pessoas possíveis, de acordo contigo, quando você muito bem viu nos créditos do jogo que 1 pessoa a cada 27 sofre de ansiedade. Tu se acha um Phoenix Wright da vida pra conseguir argumentar no memo nível que ele carinha? Você...TÁ DESMEREÇENDO O AUTOR?ISSOÉ UMA CRITICA? QQ É ISSO OQ TU UER DIZER

  A risca do outro parágrafo? Ah sim, certo. Enfim, se você sofre de ansiedade, é muito provável que tenha se identificado com um dos três tipos de medo explicados acima. O jogo te indica e recomenda que você use os mesmos medos que você sente na vida real como uma forma de alertar o humano. Já que são coisas que seu medo te manda a todo o instante, sua ansiedade é a melhor coisa capaz de explicar isso. Você coloca A SUA ansiedade em jogo para poder progredir na história. Interessante, não?Adventures With Anxiety! by Nicky Case!

  E a risca, isso é como o jogo progride. No primeiro capítulo, por exemplo, o humano está conflito de que se ele deve ir a festa ou não, o motivo pra tal não está exatamente claro, mas você como ansiedade pode criar motivos plausíveis pra tal. "Sim! Vá para a festa pra suprimir sua solidão e falta de amigos! ou um "Não! Você só vai ser um estorvo sem graça aos outros!" ou até um "Ajeita a coluna, tu vai crescer com a coluna quebrada e vai ser zoado como o corcunda de notredame pela sua vida toda!". Dá pra notar que a ansiedade está no caminho certo aqui, mas o processo que ele percorre, acabando com o humano no processo, não faz dele algo tão tranquilo de se lidar.

🐦 São basicamente um leão de zoologico que a galera da staff consegue domar né? Enquanto ele for selvagem, se aproximar dele pode ser a coisa mais amedrontadora do mundo, mas com alguns anos de esforço e insistencia, talvez, ele consiga se adaptar ao habitat no zoologico de forma bem natural, não? Claro que ele não estará familiarizado com os arredores mas isso é normal, ele ainda tá conhecendo.

  Eu nem sei mais se essa continua sendo uma analogia a ansiedade. Mas é algo nesse caminho mesmo.

  E, em geral, o resto do jogo se segue dessa exata forma, criando ainda mais situações que muitos podem se identificar a niveis intimos por que PUTA MERDA o criador desse jogo sabe EXATAMENTE como esse transtorno funciona e todas as opções são totalmente relacionaveis com que ansiosos passam o dia inteiro. No segundo capítulo mesmo, você acaba indo pra festa, porém sua ansiedade lhe arremessa ainda mais problema como 🐦 IRMÃO tu precisa dizer algo interessante pq tu ta aqui nessa festa pra fazer historia mas tipo tenta não falar nada mto cringe e estupido pras pessoas depois não ficarem escondendo que tão com mta vergonha alheia de ti e que tu ta provavelmente acabando com essa festa MAS TAMBEM NÃO É PRA FICAR QUIETO PQ SE NÃO O CARA QUE TE CONVIDOU PODE NUNCA MAIS TE CONVIDAR PRA OUTRA PQ ELE TE ACHOU MUITO SEM GRAÇA PRO CIRCULO DE AMIGOS DELE ou algo do tipo.

  É nesse segundo capítulo onde o climax da história nasce. O humano se cansa do abuso frequente da ansiedade e, por influencia de outras pessoas, decide tomar uma medida que vai enterrar a ansiedade no fundo da sua alma...mas que eu vou deixar pra você descobrir o que é essa coisa por conta própria!

🐦 Você só deu essa desculpa por que não sabe mais o que escrever né

sIM.

  Mas também por que a experiência que você tem com esse jogo é UNICA. Digo no sentido de que ele só pode ser jogado e experienciado uma única vez já que reviver os temas que você já conhece desse jogo não seria a mesma coisa do que a primeira vez e nem seria tão efetivo a te impactar quando a primeira jogatina sua foi. Tendo isso em mente, seria inútil da minha parte simplesmente contar todo o resto da história (que nem eu fiz no whatsapp COF COF) já que, bom, não seria a mesma coisa, então eu ALTAMENTE SUGIRO que você jogue o game e o experiencie sozinho, num ambiente quieto, por conta própria.

  Somente assim, o jogo vai conseguir atingir a real intenção dele, que é reencarnar a sua própria ansiedade para responder por você na hora da ação. 

  Inclusive, algo que eu acabei de notar no jogo enquanto eu terminava de escrever a sentença anterior, é como ele consegue reeforçar o take da sua ansiedade no jogo. Suas respostas são como se sua ansiedade as tivessem respondendo na hora e o jogo desafia ela contra argumentos que o humano cria na hora. É realmente um jogo que afeta incrivelmente os ansiosos.

  Siga minha dica a risca. Dentre os dois jogos que já fiz review aqui nesse blog, esse EU ALTAMENTE INDICO DE CORAÇÃO que você jogue. Eu não consigo reforçar isso o bastante, JOGUE O JOGO!

🐦 Não seja um chato, tu pode estar falando isso quando na verdade ninguem ate agora conseguiu chegar no final desse blog e

  JOGUE O JOGO PORRA

  Caso realmente tenha criado interesse no jogo O QUE TU DEVIA, você pode jogar clicando nesse link, ele pode ser tanto jogando em aparelhos mobile quando no PC, além de que existe uma tradução pra português brasileiro não oficial pra você poder entender toda a história caso não tenha estudado numa Fisk ou Wizard da vida. Simplesmente não tem motivo pra tu não jogar, ele tá dispónivel em tudo quanto é lugar!

🐦 Bom, a gente não faz ideia de como terminar esse blog agr ent
mano tá afim de comer ovo cozido
 
  Só se for agora, meu querido, só se for agora.

  Só pra terminar o blog com um bom humor tome odawg with the butter butter dawg the dawg with a butter butter in the dawg



 



 


Comentários

  1. Li tudo mucho bom, a ansiedade do teu texto tava respondendo que nem a da minha cabeça kkkkk, e o caos misturado com o humor mto bom, to "ansioso" pro próximokkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

(ARCHIVE) Final Fantasy Sonic X - Análise/Historia + Detonado

Deltarune Chapter 2 - Review